Avaliação dos efeitos da educação e motivação sobre o conhecimento e comportamento de higiene bucal em adultos
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.2004.v7i3.304Abstract
O presente trabalho avaliou os efeitos de um programa educativo sobre o conhecimento e comportamento de higiene bucal em adultos. Para isso foram selecionados cinqüenta pacientes. No programa aplicado, a educação e motivação foram realizadas através da orientação direta associada aos recursos audiovisuais e à escovação supervisionada. Para a análise do nível de conhecimento, foi aplicado um questionário em três fases, antes do programa, imediatamente após a sua aplicação e seis meses após a sua conclusão. A análise do comportamento de higiene bucal baseou-se na observação clínica dos procedimentos executados pelos pacientes, em duas fases, antes e seis meses após o programa. Os resultados mostram que houve considerável melhora no nível de conhecimento dos pacientes. O nível A passou de 12% antes do programa para 78% após o mesmo, o nível B diminuiu de 84% para 22% e o nível C caiu de 4% para zero. Observou-se também efeito positivo sobre o comportamento de higiene bucal. Antes do programa 36% dos pacientes utilizavam o fio dental de maneira correta e, seis meses após, 74% faziam-no adequadamente. Inicialmente a técnica de escovação de Stillman foi relatada por 40% e na avaliação final por 78%. Quanto à forma de execução da escovação, 28% e 70% realizaram-na corretamente, antes e após o programa, respectivamente. Os resultados obtidos permitem concluir que o programa proposto foi efetivo na melhoria do nível de conhecimento odontológico e comportamento de higiene bucal dos pacientes,mesmo após seis meses da sua aplicação.
Downloads
Published
Issue
Section
License
COPYRIGHT TRANSFER AND RESPONSIBILITY STATEMENT
(PDF | Word)
All manuscript's copyright ownership of the article "____________________________________________________________________" is transferred from the author(s) to the BRAZILIAN DENTAL SCIENCE, in the event the work is published. The manuscript has not been published elsewhere and that it has not been submitted simultaneously for publication elsewhere.
We hereby attest the study is original and does not present manipulated data, fraud or plagiarism. We made significant scientific contribution to the study and we are aware of the presented data and in agreement with the final version of the manuscript. We assume complete responsibility for the ethical aspects of the study.
This text must be printed and signed by all authors. The scanned version should be submitted as supplemental file during the submission process.