Conhecimento relacionado à cárie dentária e doença periodontal de professores do ensino fundamental da rede privada, da cidade de Araraquara.
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.2010.v13i1/2.10Resumo
ResumoO objetivo foi avaliar os conhecimentos odontológicos relacionados à cárie e doença periodontal de professores do ensino fundamental da rede privada, de 1ª a 8ª séries, de Araraquara, por meio de um questionário, aplicado a professores que lecionam de 1ª a 4ª séries (ciclo I - n= 57) e de 5ª a 8ª séries (ciclo II - n= 39). Verificou-se que 81,5% dos professores do ciclo I e 82,0% do ciclo II citaram o dentista como a principal fonte de informações sobre os cuidados de saúde bucal; 20,4% do ciclo I e 17,9% do ciclo II responderam adequadamente sobre a composição da placa bacteriana; 62,9% do ciclo I e 51,2% do ciclo II citaram o tratamento dentário como a principal forma de remoção da placa; ninguém respondeu a etiologia da cárie como sendo multifatorial - açúcares + bactérias + má higiene; 47,4% dos professores do ciclo I e 48,7% do ciclo II revelaram saber o que é a doença periodontal; quanto aos locais onde o flúor pode ser encontrado, a maioria, independentemente do grupo, relatou a água de abastecimento público e a pasta; 48,0% do ciclo I e 23,0% do ciclo II relataram que o flúor previne as cáries. Conclui-se que, o conhecimento odontológico dos professores avaliados se mostrou deficiente, indicando a necessidade de melhorar a formação desses profissionais, através de programas educativos.
Unitermos: conhecimento, cárie dentária, doenças periodontais, ensino fundamental
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Toda a propriedade de direitos autorais do artigo "____________________________________________________________________" é transferido do autor(es) para a CIÊNCIA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA, no caso do trabalho ser publicado. O artigo não foi publicado em outro lugar e não foi submetido simultaneamente para publicação em outra revista.
Vimos por meio deste, atestar que trabalho é original e não apresenta dados manipulados, fraude ou plágio. Fizemos contribuição científica significativa para o estudo e estamos cientes dos dados apresentados e de acordo com a versão final do artigo. Assumimos total responsabilidade pelos aspectos éticos do estudo.
Este texto deve ser impresso e assinado por todos os autores. A versão digitalizada deverá ser apresentada como arquivo suplementar durante o processo de submissão.