Bruxismo do sono e sua associação com distúrbios do sono em policiais
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.2009.v12i1.250Resumo
O bruxismo do sono é uma das atividades parafuncionais mais abordados na Odontologia, especialmente devido a questões controversas quanto à sua prevalência e etiologia. Os estudos realizados na área conseguem, tão somente, amenizar seu potencial destrutivo, mas não estabelecem, todavia, uma relação direta entre causa e efeito. A literatura considera atualmente o estresse, a fisiologia do sono, algumas drogas e, em menor escala, a oclusão, como fatores desencadeadores deste comportamento parafuncional. O objetivo deste trabalho foi investigar a relação entre bruxismo do sono e distúrbios do sono, em policiais militares da cidade de São Luís-MA. Os resultados revelaram que não houve associação significante entre bruxismo do sono e distúrbios do sono (p=0,07). Conclui-se, portanto que apesar de o bruxismo ocorrer durante o sono, ele não interfere na qualidade do mesmo
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Toda a propriedade de direitos autorais do artigo "____________________________________________________________________" é transferido do autor(es) para a CIÊNCIA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA, no caso do trabalho ser publicado. O artigo não foi publicado em outro lugar e não foi submetido simultaneamente para publicação em outra revista.
Vimos por meio deste, atestar que trabalho é original e não apresenta dados manipulados, fraude ou plágio. Fizemos contribuição científica significativa para o estudo e estamos cientes dos dados apresentados e de acordo com a versão final do artigo. Assumimos total responsabilidade pelos aspectos éticos do estudo.
Este texto deve ser impresso e assinado por todos os autores. A versão digitalizada deverá ser apresentada como arquivo suplementar durante o processo de submissão.