Líquen plano bucal e a infecção pelo vírus da hepatite C
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.2009.v12i1.252Resumo
Líquen plano (LP) é uma doença inflamatória crônica que afeta, principalmente, pele e/ou mucosas e cuja origem ainda é desconhecida. Na boca a doença é denominada de líquen plano bucal (LPB). A associação entre o LPB e a infecção pelo vírus da hepatite C (VHC) tem sido amplamente discutida na literatura, com resultados controversos. Com o propósito de verificar a associação entre o LPB e a infecção pelo VCH, foi conduzido um estudo tipo caso-controle, pareado por idade e gênero. Foram selecionados trinta indivíduos portadores de LPB, diagnosticados no Centro de Referência em Lesões Bucais da Universidade Estadual de Feira de Santana, que compuseram o grupo de casos, e outros trinta indivíduos provenientes da mesma população, que não apresentavam lesões bucais. Os resultados encontrados indicaram não haver associação entre o LPB e a infecção pelo VHC visto que não foram encontrados indivíduos com sorologia reagente para o vírus. Com base nos resultados do presente estudo não foi possível estabelecer a associação entre o LPB e a VHC e, portanto, sugere-se a realização de estudos longitudinais, que permitam avaliar melhor esta relação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Toda a propriedade de direitos autorais do artigo "____________________________________________________________________" é transferido do autor(es) para a CIÊNCIA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA, no caso do trabalho ser publicado. O artigo não foi publicado em outro lugar e não foi submetido simultaneamente para publicação em outra revista.
Vimos por meio deste, atestar que trabalho é original e não apresenta dados manipulados, fraude ou plágio. Fizemos contribuição científica significativa para o estudo e estamos cientes dos dados apresentados e de acordo com a versão final do artigo. Assumimos total responsabilidade pelos aspectos éticos do estudo.
Este texto deve ser impresso e assinado por todos os autores. A versão digitalizada deverá ser apresentada como arquivo suplementar durante o processo de submissão.