Anatomia interna dos caninos inferiores
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.2007.v10i4.284Resumo
A falta de conhecimento da anatomia da cavidade pulpar é uma das principais razões do insucesso da terapia endodôntica dos caninos inferiores. Foram utilizados 1040 caninos inferiores cuja incidência de bifurcações foi avaliada através de estudo radiográfico e comparada com o método de injeção e diafanização dos mesmos dentes. Também foram estudadas outras características internas visualizadas através da diafanização. Da fase radiográfica concluiu-se que 8% dos caninos inferiores apresentaram duplicação de seu canal radicular. Dos 1017 caninos observados através da diafanização, 8,6% apresentaram canais duplos. Através dos achados conclui-se que o clínico deve realizar sempre um exame radiográfico em várias angulações para detectar a duplicidade do canal radicular dos caninos inferiores antes de iniciar a terapia endodôntica.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Toda a propriedade de direitos autorais do artigo "____________________________________________________________________" é transferido do autor(es) para a CIÊNCIA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA, no caso do trabalho ser publicado. O artigo não foi publicado em outro lugar e não foi submetido simultaneamente para publicação em outra revista.
Vimos por meio deste, atestar que trabalho é original e não apresenta dados manipulados, fraude ou plágio. Fizemos contribuição científica significativa para o estudo e estamos cientes dos dados apresentados e de acordo com a versão final do artigo. Assumimos total responsabilidade pelos aspectos éticos do estudo.
Este texto deve ser impresso e assinado por todos os autores. A versão digitalizada deverá ser apresentada como arquivo suplementar durante o processo de submissão.