Avaliação eletromiográfica e eletrovibratográfica antes e após o tratamento da desordem temporomandibular
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.2002.v5i2.378Resumo
A patologia muscular pode ser conseqüência de um efeito coprotetor que afeta a atividade elétrica do músculo com a presença ou não de ruídos articulares. Para verificar essas alterações foram tratados cinco pacientes com comprometimento muscular e com desordens inflamatórias na ATM. Através da eletrovibratografia verificou-se que os ruídos articulares diminuíram sua intensidade vibratória com o tratamento. Enquanto que a eletromiografia mostrou que o músculo masseter aumentou sua atividade elétrica durante a mastigação e apertamento dental e o temporal diminuiu, em pelo menos um dos lados do paciente. Contudo as diferenças encontradas não são estatisticamente significantes.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Toda a propriedade de direitos autorais do artigo "____________________________________________________________________" é transferido do autor(es) para a CIÊNCIA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA, no caso do trabalho ser publicado. O artigo não foi publicado em outro lugar e não foi submetido simultaneamente para publicação em outra revista.
Vimos por meio deste, atestar que trabalho é original e não apresenta dados manipulados, fraude ou plágio. Fizemos contribuição científica significativa para o estudo e estamos cientes dos dados apresentados e de acordo com a versão final do artigo. Assumimos total responsabilidade pelos aspectos éticos do estudo.
Este texto deve ser impresso e assinado por todos os autores. A versão digitalizada deverá ser apresentada como arquivo suplementar durante o processo de submissão.