Avaliação clínica e microbiana da terapia periodontal mecânica em indivíduos com
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.2004.v7i1.410Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar o comportamento clínico de bolsas periodontais ≥ 6 mm de profundidade em indivíduos com periodontite crônica após tratamento com raspagem e aplainamento radicular (RAR) e a presença de periodontopatógenos. Foram incluídos 35 indivíduos, de ambos os gêneros, com idade entre 26 e 60 anos (40,7 ± 9,1) previamente diagnosticados com periodontite crônica. Foram selecionados quatro sítios com profundidade de sondagem (PS) ≥ 6 mm em cada indivíduo, totalizando 140 sítios avaliados. Os sítios selecionados foram submetidos aos procedimentos de RAR realizados por um único operador e por um período de tempo padronizado. A mensuração da PS foi realizada no momento inicial e após 90 dias. Através de PCR avaliou-se a presença de A. actinomycetemcomitans, P. gingivalis, P. intermedia, B. forsythus, C. rectus, E. corrodens, F. nucleatum subsp. nucleatum e F. nucleatum subsp. vincentii no momento inicial e após 120 dias. O produto amplificado por PCR (rDNA 16S) foi analisado por ensaio Dot-Blot. Os resultados foram submetidos a tratamento estatístico através dos testes Wilcoxon para PS e Kruskal-Wallis e T-Student para presença de periodontopatógenos. Observou-se redução na PS (p<0,05) quando se comparou PS inicial e após 90 dias. Em relação aos periodontopatógenos examinados, observou-se redução (p<0,05) entre os dois tempos analisados, exceto para C. rectus, E. corrodens e F. nucleatum subsp. nucleatum independentemente do gênero. Assim, concluiu-se que as bolsas periodontais analisadas apresentaram uma resposta clínica e microbiana compatível com a proposta da terapia mecânica periodontal, podendo ser indicada nos indivíduos com periodontite crônica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Toda a propriedade de direitos autorais do artigo "____________________________________________________________________" é transferido do autor(es) para a CIÊNCIA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA, no caso do trabalho ser publicado. O artigo não foi publicado em outro lugar e não foi submetido simultaneamente para publicação em outra revista.
Vimos por meio deste, atestar que trabalho é original e não apresenta dados manipulados, fraude ou plágio. Fizemos contribuição científica significativa para o estudo e estamos cientes dos dados apresentados e de acordo com a versão final do artigo. Assumimos total responsabilidade pelos aspectos éticos do estudo.
Este texto deve ser impresso e assinado por todos os autores. A versão digitalizada deverá ser apresentada como arquivo suplementar durante o processo de submissão.