Merenda escolar e promoção de saúde
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.2004.v7i3.443Resumo
A alimentação de uma criança reflete diretamente sobre sua saúde geral e bucal, e como tal deve ser realizada de modo adequado para a instalação e manutenção de hábitos saudáveis que perpetuarão ao longo da vida. Este estudo teve por objetivo avaliar o tipo de lanche consumido por 52 crianças de um a seis anos de idade em uma escola particular da cidade de Araraquara (SP), bem como suas medidas antropométricas e a condição de saúde bucal. Os resultados demonstraram haver alto consumo de bolachas recheadas (33,4%) e baixo consumo de frutas (3,2%). O ceo-d médio foi de 0,81 e 3,8% das crianças apresentaram-se acima do peso. Apesar dos resultados encontrados terem sido satisfatórios, verificou-se inadequação na distribuição dos lanches consumidos, os quais são considerados potencialmente danosos a saúde. Desta maneira, torna-se importante a realização de orientação nutricional para o esclarecimentos de hábitos de dieta saudáveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Toda a propriedade de direitos autorais do artigo "____________________________________________________________________" é transferido do autor(es) para a CIÊNCIA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA, no caso do trabalho ser publicado. O artigo não foi publicado em outro lugar e não foi submetido simultaneamente para publicação em outra revista.
Vimos por meio deste, atestar que trabalho é original e não apresenta dados manipulados, fraude ou plágio. Fizemos contribuição científica significativa para o estudo e estamos cientes dos dados apresentados e de acordo com a versão final do artigo. Assumimos total responsabilidade pelos aspectos éticos do estudo.
Este texto deve ser impresso e assinado por todos os autores. A versão digitalizada deverá ser apresentada como arquivo suplementar durante o processo de submissão.