Educação em saúde na adolescência

Authors

  • Juliana Alvares D. B. Campos Faculdade de Odontologia de Araraquara-UNESP
  • Ângela C. C. Zuanon Faculdade de Odontologia de Araraquara-UNESP
  • Murilo de S. Guimarães Faculdade de Odontologia de Araraquara-UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14295/bds.2003.v6i4.562

Abstract

A educação em saúde representa uma estratégia na formação de comportamentos que promovam ou mantenham
uma boa saúde. Assim, realizou-se um questionário a 244 adolescente de uma escola particular da cidade de
Araraquara (SP) para analisar o conhecimento sobre saúde. Os resultados demonstraram que apesar de 85,4%
dos adolescentes afirmarem saber o conceito de saúde apenas 8,6% apresentava realmente este conhecimento.
Os adolescentes conversam pouco sobre saúde (29%) sendo que 11,4% o fazem quando estão com problemas.
De acordo com os adolescentes, as informações e educação para promoção de saúde devem partir dos profissionais
da área (62,1%). Embora os adolescentes afirmem ter conhecimento sobre saúde, seus conceitos apresentam-
se desorganizados. Assim, tanto os profissionais de saúde quanto os da educação devem assumir o compromisso
de conscientizar a população quanto ao verdadeiro conceito de saúde.

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Author Biography

Juliana Alvares D. B. Campos, Faculdade de Odontologia de Araraquara-UNESP

Departamento de Biociências e Diagnóstico Bucal- Patologia Geral e Bucal

Published

2010-08-19

How to Cite

1.
Campos JADB, Zuanon Ângela CC, Guimarães M de S. Educação em saúde na adolescência. BDS [Internet]. 2010 Aug. 19 [cited 2025 Aug. 21];6(4). Available from: https://bds.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/562

Issue

Section

Clinical or Laboratorial Research