Avaliação da influência da espessura e da posição relativa de materiais simuladores de tecidos moles na densidade óptica de radiografias periapicais da região posterior da mandíbula
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.2006.v9i4.456Resumo
Para avaliar a infl uência da espessura e da posição relativa de materiais simuladores de tecidos moles na densidade óptica de radiografi as periapicais da região posterior da mandíbula, foram realizadas três radiografi as padronizadas de peça anatômica antes e após a dissecação dos tecidos moles, da peça óssea com a interposição vestibular de músculo bovino (20mm), cera utilidade, resina acrílica autopolimerizável e parafi na nas espessuras de 20, 25 e 30mm e da peça óssea com interposição do mesmo material nas seguintes combinações: 5+15 e 10+10mm, sendo o primeiro número referente à espessura do simulador localizado por vestibular e o segundo por lingual. As radiografi as foram digitalizadas e então submetidas à análise da densidade óptica de uma área padronizada. As médias e desvios-padrão da densidade óptica de todos os grupos foram comparadas através da análise da variância, complementada pelo teste de Tukey (α=5%). O
músculo bovino não reproduziu fi elmente os efeitos dos tecidos moles da região posterior da mandíbula na densidade óptica da imagem radiográfi ca. Quando interposto somente por vestibular, o simulador que mais reproduziu a densidade óptica dos tecidos moles foi a cera, nas espessuras de 25 e 30mm. A posição do material simulador em relação à peça óssea interferiu na densidade óptica resultante. Quando interpostos por vestibular e lingual, o acrlílico em duas lâminas de 10mm de espessura, a parafi na e a cera com lâminas de 5 mm por vestibular e 15mm por lingual foram as combinações que resultaram em densidade óptica que não diferiu signifi cativamente daquela da peça com tecidos moles.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Toda a propriedade de direitos autorais do artigo "____________________________________________________________________" é transferido do autor(es) para a CIÊNCIA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA, no caso do trabalho ser publicado. O artigo não foi publicado em outro lugar e não foi submetido simultaneamente para publicação em outra revista.
Vimos por meio deste, atestar que trabalho é original e não apresenta dados manipulados, fraude ou plágio. Fizemos contribuição científica significativa para o estudo e estamos cientes dos dados apresentados e de acordo com a versão final do artigo. Assumimos total responsabilidade pelos aspectos éticos do estudo.
Este texto deve ser impresso e assinado por todos os autores. A versão digitalizada deverá ser apresentada como arquivo suplementar durante o processo de submissão.