O esclarecimento do responsável com relação ao tratamento odontológico da criança na Clínica de Odontopediatria da FO-UFMG
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.2008.v11i3.503Resumo
ResumoO presente estudo teve por objetivo avaliar o esclarecimento prestado a 60 responsáveis com relação ao tratamento odontológico de suas crianças, com idades entre 4 e 12 anos, de ambos os sexos, que foram atendidas na clínica de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da UFMG. O instrumento utilizado foi um formulário, adaptado de Colares et al. (1998), aplicado aos responsáveis sob a forma de entrevista, constando de questões referentes ao esclarecimento quanto ao tratamento realizado. Foram coletados dados das crianças, dos responsáveis e da condição econômica da família. O termo de consentimento livre e esclarecido foi aplicado em toda a amostra. Para análise estatística adotou-se os testes qui-quadrado e exato de Fisher com 5% de significância através do programa SPSS 10.0. De acordo com os resultados, foi possível averiguar que 61,7% dos responsáveis não souberam relatar corretamente o tratamento que estava sendo realizado na criança. Apesar disso, 78,3% julgaram haver participado na decisão de tratamento e 95,0% consideraram os alunos de odontologia acessíveis a questionamentos. Os resultados mostraram que não houve diferença estatisticamente significativa entre o esclarecimento e a classificação econômica da família (p = 0,284) e o relato dos responsáveis quanto ao recebimento de informações sobre o tratamento (Fisher = 0,015). Desta forma, foi possível concluir que a maioria dos responsáveis demonstrou não estar devidamente esclarecida quanto ao tratamento odontológico realizado em suas crianças, sugerindo que os mesmos não exerceram de forma satisfatória o direito à autonomia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Toda a propriedade de direitos autorais do artigo "____________________________________________________________________" é transferido do autor(es) para a CIÊNCIA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA, no caso do trabalho ser publicado. O artigo não foi publicado em outro lugar e não foi submetido simultaneamente para publicação em outra revista.
Vimos por meio deste, atestar que trabalho é original e não apresenta dados manipulados, fraude ou plágio. Fizemos contribuição científica significativa para o estudo e estamos cientes dos dados apresentados e de acordo com a versão final do artigo. Assumimos total responsabilidade pelos aspectos éticos do estudo.
Este texto deve ser impresso e assinado por todos os autores. A versão digitalizada deverá ser apresentada como arquivo suplementar durante o processo de submissão.