Influência do pré-estiramento nas forças geradas por elásticos ortodônticos em cadeia
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.2008.v11i3.505Resumo
ResumoO objetivo deste estudo foi avaliar a influência dos procedimentos de estiramento de forma única e múltipla nas velocidades de 5,0 mm/minuto e 50,0 mm/minuto no grau de degradação da força gerada por elásticos em cadeia na cor cinza da marca comercial American Orthodontics . Os elásticos foram estirados em uma máquina de ensaios de tração e pelo método manual com pinça de separação e mantidos imersos em água destilada, onde permaneceram distendidos em 50% de seus comprimentos por 48 horas. Tiveram suas forças medidas em uma máquina de ensaios de tração (EMIC-DL 500 MF célula 1 Kgf) e os resultados oram gerados por um computador conectado à máquina de tração e foram submetidos a testes estatísticos (ANOVA e GLIM) com p < 0,05. Os resultados demonstraram que não houve diferença estatisticamente significativa em relação ao método de estiramento realizado de forma única e múltipla e em relação à velocidade de estiramento realizada de forma enta e rápida. Foram encontradas diferenças significativas com maior degradação da força para os elásticos estirados em máquina de ensaio de tração em relação aos estirados pelo método manual com pinça de separação com p < 0,001. Concluiu-se que em termos práticos, o procedimento de pré-estiramento dos elásticos em cadeia poderá ser realizado de forma única e na velocidade rápida e que o método de estiramento manual com pinça de separação mostrou-se efetivo, liberando forças nos níveis aceitáveis clinicamente para a movimentação dentária.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Toda a propriedade de direitos autorais do artigo "____________________________________________________________________" é transferido do autor(es) para a CIÊNCIA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA, no caso do trabalho ser publicado. O artigo não foi publicado em outro lugar e não foi submetido simultaneamente para publicação em outra revista.
Vimos por meio deste, atestar que trabalho é original e não apresenta dados manipulados, fraude ou plágio. Fizemos contribuição científica significativa para o estudo e estamos cientes dos dados apresentados e de acordo com a versão final do artigo. Assumimos total responsabilidade pelos aspectos éticos do estudo.
Este texto deve ser impresso e assinado por todos os autores. A versão digitalizada deverá ser apresentada como arquivo suplementar durante o processo de submissão.