Ética

ÉTICA E MÁS PRÁTICAS EM PUBLICAÇÕES
Os padrões éticos para publicação existem para garantir publicações científicas de alta qualidade, a confiança pública nas descobertas científicas e que as pessoas recebam o devido reconhecimento por seu trabalho e ideias.

Todos os manuscritos estão sujeitos à revisão por pares e espera-se que atendam aos padrões de excelência acadêmica. Se aprovados pelo editor, os artigos serão avaliados por revisores por pares, cujas identidades permanecerão anônimas para os autores.

Nossa equipe de Integridade em Pesquisa ocasionalmente buscará aconselhamento fora do padrão de revisão por pares, por exemplo, em artigos com sérias implicações éticas, de segurança, biossegurança ou sociais. Podemos consultar especialistas e o editor acadêmico antes de decidir sobre as ações apropriadas, incluindo, entre outras, a contratação de revisores com conhecimento específico, a avaliação por editores adicionais e a recusa em analisar um artigo.

A. Relações com os demais editores/conselho editorial

O editor-chefe trabalhará com uma equipe de editores de seção. Eles confirmarão as funções e responsabilidades de todos os editores e da equipe editorial (editores assistentes), para que todos tenham clareza sobre quem faz o quê. O conselho editorial será composto por membros convidados pelos editores, de acordo com sua especialização, nível de atividade e envolvimento. A revista BDS adota a política de nomear editores por um período determinado, e o comitê editorial discutirá possíveis mudanças, se necessário.

Alterações na direção da revista, incluindo a redefinição de seu escopo, devem ser feitas em comum acordo com os demais editores e a editora; caso contrário, as decisões editoriais podem ser inconsistentes. Os novos objetivos e escopo precisam ser acordados e claramente divulgados em qualquer meio de comunicação utilizado pela revista para se comunicar com autores, revisores e editores.

Plágio

Os autores não devem utilizar palavras, figuras ou ideias de terceiros sem a devida atribuição. Todas as fontes devem ser citadas no ponto em que forem utilizadas, e a reutilização de trechos deve ser limitada e devidamente atribuída ou citada no texto.

Brazilian Dental Science utiliza o Turnitin para detectar submissões que se sobrepõem a manuscritos já publicados e submetidos.

Manuscritos que forem considerados plagiados de outros autores, sejam eles publicados ou não, serão rejeitados.

Autoria e agradecimentos

Todos os autores listados devem ter contribuído significativamente para a pesquisa descrita no manuscrito, aprovado suas afirmações e concordado em ser autores. É importante listar todos que contribuíram significativamente para a pesquisa científica. As contribuições dos autores devem ser descritas na página de título, utilizando as funções definidas pela CRediT. Alterações na autoria devem ser comunicadas à revista e aprovadas por todos os autores.

Qualquer pessoa que tenha contribuído para a pesquisa ou para a preparação do manuscrito, mas que não seja autora, deve ser mencionada com sua permissão.

Submissões feitas por pessoas que não sejam um dos autores não serão consideradas.

Conflitos de interesse

Conflitos de interesse (COIs, também conhecidos como "interesses concorrentes") ocorrem quando questões externas à pesquisa podem ser razoavelmente percebidas como afetando a neutralidade ou a objetividade do trabalho ou de sua avaliação. Isso pode acontecer em qualquer etapa do ciclo de pesquisa, incluindo durante a fase de experimentação, enquanto o manuscrito está sendo escrito ou durante o processo de publicação do manuscrito.

Em caso de dúvida, declare um possível interesse ou discuta o assunto com a equipe editorial. Artigos submetidos com conflitos de interesse não declarados que sejam posteriormente revelados podem ser rejeitados.

Conflitos de interesse nem sempre impedem a publicação de um trabalho ou a participação de alguém no processo de revisão. No entanto, eles devem ser declarados. Uma declaração clara de todos os possíveis conflitos – independentemente de terem ou não influenciado o trabalho – permite que outros tomem decisões informadas sobre o trabalho e seu processo de revisão.

Se conflitos de interesse forem descobertos após a publicação, isso pode ser constrangedor para os autores, o editor e a revista. Pode ser necessário publicar uma errata ou reavaliar o processo de revisão.

Os conflitos incluem o seguinte:

Financeiros — financiamento e outros pagamentos, bens e serviços recebidos ou esperados pelos autores relacionados ao tema do trabalho ou provenientes de uma organização com interesse no resultado do trabalho.

Afiliações — vínculo empregatício, participação no conselho consultivo ou ser membro de uma organização com interesse no resultado do trabalho.

Propriedade intelectual — patentes ou marcas registradas pertencentes a alguém ou à sua organização.

Pessoais — amigos, família, relacionamentos e outras conexões pessoais próximas.

Ideologia — crenças ou ativismo, por exemplo, político ou religioso, relevantes para o trabalho.

Acadêmicos — concorrentes ou alguém cujo trabalho seja criticado.

B. Relação com outros autores

Os autores devem declarar todos os potenciais interesses em uma seção de “Conflitos de interesse”, que deve explicar por que o interesse pode representar um conflito. Caso não haja conflitos, os autores devem declarar: “O(s) autor(es) declara(m) que não há conflitos de interesse relativos ao tema do trabalho.”

Os autores devem declarar qualquer financiamento atual ou recente (incluindo taxas de processamento de artigos) e outros pagamentos, bens ou serviços que possam influenciar o trabalho. Todo o financiamento, independentemente de haver ou não conflito de interesses, deve ser declarado na “Declaração de Financiamento”.

Deve ser declarada a participação de qualquer pessoa que não seja um dos autores e que: 1) tenha interesse no resultado do trabalho; 2) seja afiliada a uma organização com tal interesse; ou 3) tenha sido contratada ou remunerada por uma entidade financiadora, no comissionamento, concepção, planejamento, projeto, condução ou análise do trabalho, na preparação ou edição do manuscrito ou na decisão de publicação.

Os conflitos de interesse declarados serão considerados pelo editor e pelos revisores e incluídos no artigo publicado.

Os editores recomendam que os autores atentem para as diretrizes vigentes. Essas instruções devem deixar claro o que se espera dos autores e quais medidas a revista tomará em casos de suspeita de má conduta, como plágio ou falsificação de dados. Os autores devem consultar o link para os fluxogramas do COPE (http://publicationethics.org/resources/flowcharts) e as Diretrizes de Retração (http://publicationethics.org/resources/guidelines).

O BDS disponibiliza em seu site uma “lista de verificação” do que se espera dos autores para manter os padrões dos manuscritos.

As decisões de aceitar ou rejeitar um artigo para publicação serão baseadas apenas na
importância, originalidade e clareza do artigo, bem como na relevância do estudo para o escopo da revista.

Transparência (uma lista de verificação para os autores)

Trabalhe com a editora/escritório editorial da revista para determinar os processos de tratamento de submissões mais eficientes e adequados para a revista. O sistema de submissão eletrônica auxilia os autores no fornecimento de todas as informações necessárias (por exemplo, declarações de autoria, informações sobre financiamento). Todos os elementos devem ser preenchidos antes que um manuscrito seja enviado para revisão por pares (solicitar detalhes posteriormente pode atrasar a publicação e prejudicar os cronogramas). A BDS considerará a verificação dos seguintes elementos (conforme apropriado):

Confirmação de que os autores leram e compreenderam as Instruções aos Autores

Declaração de autoria explicando a contribuição de cada autor para o artigo

Informações sobre financiamento

Declaração de conflito de interesses

Permissão obtida para o uso de material protegido por direitos autorais de outras fontes (incluindo a Web)

Documentação de quaisquer citações de trabalhos não publicados (por exemplo, artigos em fase de publicação/comunicações pessoais)

Confirmação de que o manuscrito está sendo avaliado exclusivamente pela BDS e não foi publicado, está em fase de publicação ou foi submetido a outra publicação.

A BDS adota e promove uma política de autoria adequada à área de pesquisa. Isso incluirá:

exigir declarações da contribuição de cada indivíduo para a pesquisa e publicação [Taxonomia Credit];

uso de listas de verificação para evitar autoria fantasma (ver PLoS:
http://www.plosmedicine.org/article/info:doi/10.1371/journal.pmed.1000023#s4);

exigir que todos os autores assinem uma declaração de autoria;

incluir todos os autores nas comunicações (por exemplo, confirmando o recebimento de uma submissão), e não apenas o autor correspondente;

especificar claramente os critérios de autoria nas Instruções aos Autores. Para periódicos biomédicos, você pode considerar adicionalmente:

Detalhes da aprovação ética e do consentimento informado para estudos em humanos;

Detalhes da aprovação e conduta ética para experimentação animal.

Orientações sobre aprovação ética para estudos em humanos estão disponíveis no COPE (Guidance for Editors: Research, Audit and Service Evaluations: http://publicationethics.org/resources/guidelines).

C. Editores e Revisores

Editores e revisores devem recusar-se a participar de uma submissão quando:

Têm uma publicação recente ou uma submissão em andamento com qualquer um dos autores;

Compartilham ou compartilharam recentemente uma afiliação com qualquer um dos autores;
Colaboram ou colaboraram recentemente com qualquer um dos autores;
Têm uma ligação pessoal próxima com qualquer um dos autores;
Têm um interesse financeiro no tema do trabalho;
Se sentem incapazes de ser objetivos.

Editores e revisores devem declarar se já discutiram o manuscrito com os autores.

A BDS fornece orientações aos revisores sobre tudo o que se espera deles. As diretrizes estão disponíveis em nosso site e no COPE (Diretrizes Éticas do COPE para Revisores por Pares. http://publicationethics.org/resources/guidelines).

Estas diretrizes são atualizadas regularmente e são referenciadas ao Código de Conduta e Diretrizes de Boas Práticas do COPE (http://publicationethics.org/resources/code-conduct). A BDS considerará os seguintes pontos:

As avaliações devem ser conduzidas de forma objetiva.

Críticas pessoais ao autor são inapropriadas.

Os avaliadores devem expressar suas opiniões com clareza, apresentando argumentos e referências quando necessário, e não devem ser difamatórios ou caluniosos.

Os avaliadores devem declarar quaisquer conflitos de interesse.

Os avaliadores devem recusar-se a avaliar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relações ou conexões competitivas, colaborativas ou de qualquer outra natureza com quaisquer autores, empresas ou instituições a eles ligadas.

Os revisores devem respeitar a confidencialidade do material que lhes for fornecido e não podem discutir manuscritos não publicados com colegas nem usar as informações em seus próprios trabalhos.

Qualquer revisor que deseje encaminhar uma solicitação de revisão a um colega deve obter a permissão prévia do editor.

O BDS possui sistemas para avaliar o desempenho dos revisores e remover do banco de dados aqueles cujo desempenho não for aceitável.

O BDS também possui sistemas para garantir a proteção da identidade dos revisores.

Os revisores serão solicitados a abordar aspectos éticos da submissão, tais como:

O autor já publicou esta pesquisa anteriormente?

O autor plagiou outra publicação?

A pesquisa é ética e as aprovações/consentimentos apropriados foram obtidos?

Há alguma indicação de que os dados foram fabricados ou manipulados indevidamente?

Os autores declararam todos os conflitos de interesse relevantes?

Os revisores devem declarar quaisquer outros conflitos de interesse na seção "Confidencial" do formulário de revisão, que será considerada pelo editor.

Estudos envolvendo seres humanos ou animais

Se o trabalho envolver o uso de seres humanos como participantes, o autor deve garantir que o trabalho descrito foi realizado de acordo com o Código de Ética da Associação Médica Mundial (Declaração de Helsinque) para experimentos com seres humanos.

Os autores devem incluir no manuscrito uma declaração de que o consentimento livre e esclarecido foi obtido para a experimentação com seres humanos. Os direitos de privacidade dos participantes humanos devem ser sempre respeitados.

Todos os experimentos com animais devem estar em conformidade com as diretrizes ARRIVE e devem ser realizados de acordo com a Lei de Animais (Procedimentos Científicos) do Reino Unido de 1986 e diretrizes associadas, a Diretiva 2010/63/UE da UE para experimentos com animais ou o guia dos Institutos Nacionais de Saúde para o cuidado e uso de animais de laboratório (Publicação NIH nº 8023, revisada em 1978), e os autores devem indicar claramente no manuscrito que tais diretrizes foram seguidas. O sexo dos animais deve ser indicado e, quando apropriado, a influência (ou associação) do sexo nos resultados do estudo.

Comitê de Ética em Pesquisa e Consentimento Livre e Esclarecido por Escrito

Para protocolos que envolvam o uso de seres humanos como participantes, os autores devem indicar na seção de Métodos que os direitos dos participantes foram protegidos por um Comitê de Ética em Pesquisa apropriado e que o consentimento livre e esclarecido por escrito foi obtido de todos os participantes. Quando animais de laboratório forem utilizados, indique o nível de revisão institucional e a garantia de que o protocolo assegurou práticas humanitárias.