Efeito do anticorpo monoclonal 56G sobre o crescimento de Streptococcus mutans em caldo e no acúmulo de placa bacteriana in vitro
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.2006.v9i4.461Abstract
O anticorpo monoclonal (Acmo) anti-Streptococcus mutans 56G foi analisado quanto ao efeito na aderência e crescimento da placa bacteriana in vitro, e quanto ao crescimento em caldo e no comprimento da cadeia do estreptococo. O Acmo foi purifi cado em proteína A - Sepharose e testado em ELISA frente a quatro cepas de S. mutans (ATCC 35668, SP, GS5, CD28A). O Acmo reconheceu com maior intensidade a cepa GS5. As placas bacterianas formadas in vitro na presença do Acmo apresentou menos carboidrato total (polissacarídeo extracelular) que o grupo controle e essa diferença foi signifi cante (p>0,001). A placa bacteriana do grupo tratado, formada sobre uma lamínula de vidro, era diferente da placa controle e apresentava agregados menores que cobriam a lamínula quase completamente. O Acmo 56G não infl uenciou o crescimento bacteriano, nem o comprimento da cadeia de S. mutans.Os resultados desse trabalho sugerem que o Acmo testado deve reconhecer a glicosiltransferase (GTF) de S. mutans presente na superfície bacteriana, interferindo na síntese de glucano por essa enzima.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Brazilian Dental Science uses the Creative Commons (CC-BY 4.0) license, thus preserving the integrity of articles in an open access environment. The journal allows the author to retain publishing rights without restrictions.
=================