Precisão de métodos radiográficos digitais para odontometria

Authors

  • Patrícia Campos Ferreira da Rosa UNESP
  • Nádia de Sousa Ferreira FOSJC - UNESP
  • Isabela da Silva Gomes FOSJC - UNESP
  • Flávia Figueiredo Chaves Teixeira FOSJC - UNESP
  • Simone Helena Gonçalves de Oliveira FOSJC - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14295/bds.2011.v14i1/2.653

Keywords:

radiografia dentária digital, odontometria, endodontia

Abstract

O uso de radiografias digitais para a realização da odontometria tem ganhado espaço na endodontia, pois possui vantagens como menor tempo de exposição à radiação, manipulação e melhor visualização da imagem pelos softwares, armazenamento em computador, eliminação da película radiográfica e líquidos processadores. O objetivo deste estudo foi analisar a confiabilidade da odontometria realizada por diferentes métodos radiográficos digitais comparados à radiografia convencional. Para radiografia digital, foram comparados os aparelhos RVG Trophy 2000 (Trophy Radiologie, Vincennes - França) e DSX600 (OWANDY Dental Imaging Systems & Software), analisado pelo software Quickvision. Foram utilizados 50 dentes incisivos inferiores com abertura coronária, da disciplina de Endodontia da Faculdade de Odontologia de São José dos Campos, UNESP. O comprimento dos dentes foi aferido com um paquímetro eletrônico (CD-15CX, Mitutoyo - Japão) e o comprimento do canal radicular com limas endodônticas, medidas tidas como controle. O comprimento de trabalho foi estabelecido com a lima 2mm aquém do ápice radicular. Os dentes com as limas no comprimento de trabalho foram radiografados para posteriormente medir o comprimento do dente e comprimento de recuo. Através dos testes estatísticos ANOVA (5%) e Tukey, puderam-se verificar diferenças estatísticas somente nas medidas do recuo apical quando comparado o controle com o RVG. Pode-se concluir que os métodos radiográficos digitais utilizados apresentam apenas diferenças estatísticas, sendo insignificantes para a prática clínica, portanto considerados excelentes recursos de diagnósticos para a realização de odontometria.

Author Biographies

Patrícia Campos Ferreira da Rosa, UNESP

 

Mestranda da disciplina de Endodontia do Programa de Pós-graduação em Odontologia Restauradora, da Faculdade de Odontologia de São José dos Campos – UNESP.

 

Nádia de Sousa Ferreira, FOSJC - UNESP

 

Mestranda da disciplina de Endodontia do Programa de Pós-graduação em Odontologia Restauradora, da Faculdade de Odontologia de São José dos Campos – UNESP.

 

Isabela da Silva Gomes, FOSJC - UNESP

 

Mestranda da disciplina de Dentística do Programa de Pós-graduação em Odontologia Restauradora, da Faculdade de Odontologia de São José dos Campos – UNESP.

 

Flávia Figueiredo Chaves Teixeira, FOSJC - UNESP

Aluna do 3° ano de graduação da Faculdade de Odontologia de São José dos Campos – UNESP.

Simone Helena Gonçalves de Oliveira, FOSJC - UNESP

Professora Assistente Doutora da disciplina de Anatomia do Departamento de Biociências e Diagnóstico Bucal da Faculdade de Odontologia de São José dos Campos – UNESP.

Published

2012-02-23

Issue

Section

Clinical or Laboratorial Research Manuscript