A survey of complete denture teaching in brazilian dental schools
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.2002.v5i1.138Resumo
Os princípios educacionais, relacionados aos procedimentos clínicos e técnicos ensinados aos alunos de graduação em odontologia, têm um papel importante no desenvolvimento profissional dos futuros clínicos e na qualidade dos serviços prestados a seus pacientes. O presente estudo relata um levantamento do ensino de prótese total, para graduação, em faculdades de odontologia brasileiras. Um questionário abrangente, contendo perguntas relacionadas a materiais e técnicas usados durante a confecção de próteses totais, métodos pedagógicos e condições de trabalho, foi enviado para 84 faculdades e 59 das mesmas (70%) providenciaram as respostas. Os resultados mostraram um padrão relativamente uniforme relacionado aos diversos estágios clínicos e técnicos do tratamento por próteses totais que há diferenças relativas às condições de trabalho providas pelas faculdades brasileiras. Alguma variação nos procedimentos lecionados se deu principalmente por causa da disponibilidade e custo dos materiais ou meramente por preferências pessoais. Uma discussão ampla entre professores, a respeito do ensino de prótese total, é necessária para melhorar condições educacionais da graduação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Toda a propriedade de direitos autorais do artigo "____________________________________________________________________" é transferido do autor(es) para a CIÊNCIA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA, no caso do trabalho ser publicado. O artigo não foi publicado em outro lugar e não foi submetido simultaneamente para publicação em outra revista.
Vimos por meio deste, atestar que trabalho é original e não apresenta dados manipulados, fraude ou plágio. Fizemos contribuição científica significativa para o estudo e estamos cientes dos dados apresentados e de acordo com a versão final do artigo. Assumimos total responsabilidade pelos aspectos éticos do estudo.
Este texto deve ser impresso e assinado por todos os autores. A versão digitalizada deverá ser apresentada como arquivo suplementar durante o processo de submissão.