Cianoacrilato como protetor superficial de restauração de cimento de óxido de zinco e eugenol e de cimento de ionômero de vidro: avaliação da infiltração marginal
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.2006.v9i1.270Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a infiltração marginal em restaurações de cimento de óxido de zinco e eugenol e cimento de ionômero de vidro com e sem a utilização de um selante de superfície à base de cianoacrilato. Trinta dentes posteriores foram restaurados com cimento de óxido de zinco e eugenol, OZE, (15) ou com cimento de ionômero de vidro, CIV, (15). Para cada material, os dentes foram divididos em grupo controle (5), proteção superficial com cianoacrilato precedida de ataque ácido (5) e proteção superficial com cianoacrilato sem ataque ácido. Após ensaio de termociclagem, as superfícies radiculares dos dentes foram isoladas com Araldite® e as amostras imersas em solução corante Rodamina B 0,2%. As amostras foram acondicionadas em estufa a 37ºC por 24 horas e, a seguir, removidas da solução corante e lavadas em água corrente. Os dentes foram embutidos em resina de poliéster e cortados no sentido mésio-distal em seu longo eixo. O grau de penetração marginal foi avaliado por meio de microscopia óptica segundo escore previamente definido e os resultados obtidos analisados estatisticamente (Kruskal-Wallis p<0.05). As restaurações de OZE apresentaram infiltração marginal reduzida quando submetidas à proteção superficial com cianoacrilato após realização do ataque ácido. O cianoacrilato não reduziu a infiltração marginal das restaurações de CIV (Apoio PIBIC/CNPq).Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Toda a propriedade de direitos autorais do artigo "____________________________________________________________________" é transferido do autor(es) para a CIÊNCIA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA, no caso do trabalho ser publicado. O artigo não foi publicado em outro lugar e não foi submetido simultaneamente para publicação em outra revista.
Vimos por meio deste, atestar que trabalho é original e não apresenta dados manipulados, fraude ou plágio. Fizemos contribuição científica significativa para o estudo e estamos cientes dos dados apresentados e de acordo com a versão final do artigo. Assumimos total responsabilidade pelos aspectos éticos do estudo.
Este texto deve ser impresso e assinado por todos os autores. A versão digitalizada deverá ser apresentada como arquivo suplementar durante o processo de submissão.