Correlação entre as medidas coronárias e a espessura do esmalte proximal em primeiros pré-molares inferiores
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.2005.v8i3.431Resumo
Esta pesquisa teve por finalidade analisar as correlações entre as dimensões coronárias, mésio-distal, cérvico-oclusal e vestíbulo-lingual, e a espessura de esmalte proximal em pré-molares inferiores. Foram selecionados quarenta primeiros pré-molares inferiores, vinte direitos e vinte esquerdos. As medidas coronárias foram determinadas com paquímetro digital. Aferiu-se a espessura do esmalte proximal em secções dos dentes por meio de um perfilômetro. As diferenças entre as médias das dimensões coronárias e da espessura do esmalte foram avaliadas pelo teste t de student (p<0,05). A correlação entre as diversas grandezas foi analisada pelos testes de Spearman e Pearson. As dimensões mésio-distal, cérvico-oclusal e vestíbulo-lingual foram de 7,74mm e 7,57mm; 9,07mm e 8,99mm; e 7,97mm e 8,09mm, para os lados direito e esquerdo, respectivamente. A espessura do esmalte nas faces mesiais foi de 1,025mm para o lado direito e 1,063mm, para o esquerdo. Os valores correspondentes nas faces distais foram de 1,229mm e 1,293mm. Não houve diferenças significativas entre as medidas dos lados direito e esquerdo. Verificaram-se correlações entre as dimensões mésio-distal e vestíbulo-lingual, bem como entre as espessuras de esmalte mesial e distal, em ambos os lados. Desse modo, a altura cérvico-oclusal superou as medidas mésio-distal e vestíbulo-lingual, indicando que as coroas dos primeiros pré-molares inferiores apresentaram maior dimensão ocluso-apical. A espessura do esmalte foi maior nas faces distais. As dimensões mésio-distal e vestíbulo-lingual e as espessuras do esmalte proximal, dos lados direito e esquerdo, demonstraram uma relação diretamente proporcional.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Toda a propriedade de direitos autorais do artigo "____________________________________________________________________" é transferido do autor(es) para a CIÊNCIA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA, no caso do trabalho ser publicado. O artigo não foi publicado em outro lugar e não foi submetido simultaneamente para publicação em outra revista.
Vimos por meio deste, atestar que trabalho é original e não apresenta dados manipulados, fraude ou plágio. Fizemos contribuição científica significativa para o estudo e estamos cientes dos dados apresentados e de acordo com a versão final do artigo. Assumimos total responsabilidade pelos aspectos éticos do estudo.
Este texto deve ser impresso e assinado por todos os autores. A versão digitalizada deverá ser apresentada como arquivo suplementar durante o processo de submissão.