Avaliação da infiltração marginal em dois cimentos provisórios em dentes com e sem preparo do bisel do ângulo cavo superficial
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.2004.v7i2.486Resumo
O selamento provisório da abertura coronária, entre sessões do tratamento endodôntico, é um procedimento derotina e de suma importância para o sucesso do tratamento. A condição de saneamento conseguida durante a fasede preparo dos canais radiculares só estará assegurada com o emprego de um material de restauração provisóriaque ofereça uma barreira à infiltração. No presente experimento avaliou-se, qualitativamente, a penetração docorante evidenciador azul de metileno a 0,5% e pH7 em dois diferentes materiais restauradores provisórios:Cimpat rosa e Ionômero de Vidro (quimicamente ativado) em dentes com e sem bisel do ângulo cavo superficial,submetidos à ciclagem térmica. Os resultados mostraram que a penetração do corante ocorreu em quase todas asamostras, sendo que o material com melhores resultados para prevenir a infiltração até a câmara pulpar foi oCimpat rosa no grupo de dentes com bisel do ângulo cavo-superficial. Com base nos resultados foi possívelconcluir que a presença do bisel pode melhorar o selamento dependendo do material usado.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Toda a propriedade de direitos autorais do artigo "____________________________________________________________________" é transferido do autor(es) para a CIÊNCIA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA, no caso do trabalho ser publicado. O artigo não foi publicado em outro lugar e não foi submetido simultaneamente para publicação em outra revista.
Vimos por meio deste, atestar que trabalho é original e não apresenta dados manipulados, fraude ou plágio. Fizemos contribuição científica significativa para o estudo e estamos cientes dos dados apresentados e de acordo com a versão final do artigo. Assumimos total responsabilidade pelos aspectos éticos do estudo.
Este texto deve ser impresso e assinado por todos os autores. A versão digitalizada deverá ser apresentada como arquivo suplementar durante o processo de submissão.