Avaliação de um silicone nacional para próteses faciais em função do efeito do tempo de armazenagem, da desinfecção química e da pigmentação sobre a deterioração marginal e a dureza SHORE A
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.2008.v11i4.670Abstract
O insucesso das próteses faciais é causado pelas limitações das propriedades dos materiais existentes, sendo as mais críticas a flexibilidade e a durabilidade. Diante destas considerações, o objetivo desta pesquisa foi o de avaliar a deterioração marginal e a dureza SHORE A de um silicone nacional para uso em prótese facial – o Silastic 732 R.T.V., sob a influência do tempo de armazenagem, da desinfecção diária e de dois tipos de pigmentação. Foram confeccionados 30 corpos-de-prova, divididos em 3 grupos: incolor, pigmentados com maquiagem e com óxido de ferro. A análise da deterioração marginal foi realizada em microscópio eletrônico de varredura e o teste de dureza do material foi realizado em durômetro SHORE A, imediatamente, 6 meses e um ano após a confecção dos corpos-de-prova, seguindo as especificações da ASTM. Os dados da dureza foram submetidos à análise estatística, utilizando-se do teste de Tukey. O silicone apresentou um aumento da sua dureza com o passar do tempo. Entretanto, a dureza manteve-se estável no período de 6 meses a 1 ano. Após a análise visual das imagens microscópicas foi possível perceber que todos os grupos sofreram deterioração marginal e alteração de sua textura superficial com o passar do tempo. O uso da desinfecção não contribuiu para a deterioração marginal do silicone, independentemente da pigmentação e do tempo de armazenagem. Concluiu-se que o silicone nacional está de acordo com os valores de dureza SHORE A encontrados na literatura, independentemente do tempo de armazenagem, da pigmentação e da desinfecção química
Downloads
Published
Issue
Section
License
COPYRIGHT TRANSFER AND RESPONSIBILITY STATEMENT
(PDF | Word)
All manuscript's copyright ownership of the article "____________________________________________________________________" is transferred from the author(s) to the BRAZILIAN DENTAL SCIENCE, in the event the work is published. The manuscript has not been published elsewhere and that it has not been submitted simultaneously for publication elsewhere.
We hereby attest the study is original and does not present manipulated data, fraud or plagiarism. We made significant scientific contribution to the study and we are aware of the presented data and in agreement with the final version of the manuscript. We assume complete responsibility for the ethical aspects of the study.
This text must be printed and signed by all authors. The scanned version should be submitted as supplemental file during the submission process.