Avaliação dos instrumentos utilizados pelos cirurgiões-dentistas para higienização dos abutments de titânio.

Authors

  • Iris Durães Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Emilena Maria Castor Xisto Lima Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Grece Cunha da Silva Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Mariana dos Santos Almeida Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.14295/bds.2011.v14i1/2.709

Abstract

Apesar de o titânio ser um metal resistente ele é facilmente arranhado o que pode alterar a rugosidade da superfície dos abutments e implantes, levando ao aumento do acúmulo de biofilme. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar quais os instrumentos utilizados pelos cirurgiões-dentistas na cidade de Salvador para higienização das superfícies de abutments de titânio e implantes. Para tanto, foram selecionados 40 cirurgiões-dentistas especialistas nas áreas de Implantodontia, Periodontia e Prótese e aplicado um questionário com 6 perguntas referente aos instrumentos utilizados como; marca, freqüência e motivo da escolha. Os resultados demonstraram que 46% dos cirurgiões-dentistas associam a freqüência de limpeza no consultório à colaboração do paciente, 57% utilizam cureta plástica para tal limpeza, 72% preferem instrumentos de origem internacional, 86% escolhem o instrumento devido a sua eficácia, 34% indicam para limpeza diária o uso de escova interdental e 82% dos dentistas relataram ter conhecimento dos danos que alguns instrumentos podem causar na superfície dos abutments de titânio. Concluiu-se que as curetas plásticas são as mais utilizadas para limpeza em consultório e a limpeza diária, realizada pelo paciente, é indispensável para o sucesso e longevidade dos implantes.

Author Biographies

Iris Durães, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Graduada em Odontologia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Hipnóloga Clínica Condicionativa pelo Instituto Brasileiro de Hipnologia - SP. Mestranda em Odontologia Clínica - área de concentração: biomateriais dentários e reabilitação bucal.

Departamento: Materiais Dentários

Emilena Maria Castor Xisto Lima, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Doutora em Clínica Odontológia e Professora do curso de graduação e pós-graduação da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. 

 

Grece Cunha da Silva, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Graduada em Odontologia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Mariana dos Santos Almeida, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Graduada em Odontologia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Published

2012-02-23

Issue

Section

Clinical or Laboratorial Research Manuscript