Estudo radiográfico da cronologia de mineralização dentária, em portadores de fendas labiais e/ou palatinas - análise comparativa com a tabela da cronologia de mineralização dentária de Nicodemo, Moraes e Medici Filho
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.1999.v2i1.29Resumo
Este trabalho teve como objetivo estudar a cronologia de mineralização dentária entre indivíduos portadores de fendas labiais e/ou palatinas (FL/P), e análise comparativa com os dados de Nicodemo et al.12 (1974). A amostra constou de radiografias panorâmicas de 363 pacientes, sendo 187 do sexo masculino e 176 do sexo feminino, brasileiros, leucodermas, pertencentes à faixa etária de sessenta a 179 meses de idade. A metodologia de Nicodemo et al.12 (1974) foi empregada para a análise dos seguintes dentes: canino, primeiro e segundo pré-molares e primeiro e segundo molares inferiores. Verificou-se retardo estatisticamente significante na cronologia da mineralização dentária. Esse atraso variou de 3,2 a 32,6 meses, quando comparadas as médias das idades dentárias desta pesquisa com os dados da tabela citada, com exceção dos estádios 6 do primeiro prémolar, 5 do segundo pré-molar e 3 e 5 do segundo molar, onde as médias das idades dentárias foram semelhantes, e do estádio 3 do segundo molar, onde observou-se um adiantamento de 1,7 meses.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Toda a propriedade de direitos autorais do artigo "____________________________________________________________________" é transferido do autor(es) para a CIÊNCIA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA, no caso do trabalho ser publicado. O artigo não foi publicado em outro lugar e não foi submetido simultaneamente para publicação em outra revista.
Vimos por meio deste, atestar que trabalho é original e não apresenta dados manipulados, fraude ou plágio. Fizemos contribuição científica significativa para o estudo e estamos cientes dos dados apresentados e de acordo com a versão final do artigo. Assumimos total responsabilidade pelos aspectos éticos do estudo.
Este texto deve ser impresso e assinado por todos os autores. A versão digitalizada deverá ser apresentada como arquivo suplementar durante o processo de submissão.