Estudo clínico comparativo entre reparo após sutura convencional e incisão à laser de dióxido de carbono (co2) com diferentes potências
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.1999.v2i1.32Resumo
No presente estudo analisamos clinicamente as diferenças de respostas entre incisão à bisturi e à laser de CO2 na reparação tecidual, em pele de ratos. No grupo controle a incisão foi realizada com bisturi convencional seguida de sutura simples. Nos grupos tratados, a incisão foi realizada com laser CO2 variando-se as potências utilizadas (5, 10, 15 e 20W respectivamente). Os animais foram fotografados imediatamente após a cirurgia e com 3, 7, 14 e 21 dias. Notamos que nos grupos tratados com laser de CO2 houve ausência de sangramento, proporcionando melhor visualização do campo operatório e menor intensidade de inflamação e/ou edema pós operatório. Nas potências de 15 e 20W ocorreram áreas de carbonização ao longo das regiões incisadas, bastante evidentes, provocando um retardo na reparação, quando comparadas à incisão convencional. Já com as potências de 5 e 10W, a reparação teve um padrão similar ao do grupo controle.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Toda a propriedade de direitos autorais do artigo "____________________________________________________________________" é transferido do autor(es) para a CIÊNCIA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA, no caso do trabalho ser publicado. O artigo não foi publicado em outro lugar e não foi submetido simultaneamente para publicação em outra revista.
Vimos por meio deste, atestar que trabalho é original e não apresenta dados manipulados, fraude ou plágio. Fizemos contribuição científica significativa para o estudo e estamos cientes dos dados apresentados e de acordo com a versão final do artigo. Assumimos total responsabilidade pelos aspectos éticos do estudo.
Este texto deve ser impresso e assinado por todos os autores. A versão digitalizada deverá ser apresentada como arquivo suplementar durante o processo de submissão.