In vitro investigation of polyglass and ceromer veneers abrasion related to cobalt-chromium circumferential clasps
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.2001.v4i1.100Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar in vitro o comportamento das facetas de Artglass e Targis quando submetidas à inserção e remoção de grampos circunferenciais de cromocobalto. Foram confeccionadas 24 coroas veneer (12 com facetas de Artglass e 12 com Targis), bem como os respectivos grampos circunferenciais em cromo-cobalto. Utilizando um dispositivo elaborado para este fim, as coroas foram submetidas a cinco mil ciclos de inserção e remoção dos grampos. Para avaliar os efeitos dos ciclos sobre os corpos-de-prova, foram utilizadas a verificação da força necessária para remover os grampos das coroas e a inspeção macroscópica das coroas. A força necessária para remoção dos grampos das coroas não foi alterada significativamente durante o experimento. Entretanto, todas as coroas apresentaram uma área de abrasão, observável por inspeção visual. Deste modo, é possível depreender que as facetas feitas com Artglass e Targis sofrem abrasão decorrente da inserção e remoção de grampos circunferenciais em cromo-cobalto, mas esta abrasão não influenciou significativamente a força necessária para remover o grampo da coroa durante este estudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Toda a propriedade de direitos autorais do artigo "____________________________________________________________________" é transferido do autor(es) para a CIÊNCIA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA, no caso do trabalho ser publicado. O artigo não foi publicado em outro lugar e não foi submetido simultaneamente para publicação em outra revista.
Vimos por meio deste, atestar que trabalho é original e não apresenta dados manipulados, fraude ou plágio. Fizemos contribuição científica significativa para o estudo e estamos cientes dos dados apresentados e de acordo com a versão final do artigo. Assumimos total responsabilidade pelos aspectos éticos do estudo.
Este texto deve ser impresso e assinado por todos os autores. A versão digitalizada deverá ser apresentada como arquivo suplementar durante o processo de submissão.