Estudo dos pacientes desdentados totais atendidos na disciplina de prótese total da Faculdade de Odontologia de Araraquara no período de 1987 a 1997
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.1998.v1i1.18Resumo
Embora o número de indivíduos totalmente desdentados tenha diminuído nas últimas décadas, há ainda uma efetiva demanda por tratamento com próteses totais, sendo que a prevalência e o padrão de idade relacionados ao edentulismo total é variável em diferentes grupos populacionais. O presente estudo avaliou o padrão de edentulismo de pacientes desdentados atendidos na Faculdade de Odontologia de Araraquara (Unesp) no período entre 1987 e 1997. Foram avaliados os prontuários de 486 pacientes atendidos na Disciplina de Prótese Total, desdentados totais bimaxilares que receberam próteses totais superior e inferior neste período. Do total de pacientes, 64,8% eram do sexo feminino e 35,2% do sexo masculino, a idade dos pacientes variou entre 20 e 89 anos com média de 57 (+12) anos. A idade média da perda total de dentes foi estimada em 42 (+14,5) anos, com variação entre 15 e 86 anos e o tempo médio de uso de prótese relatado pelos pacientes foi de 19,65 (+11,24) anos. Os resultados demonstram que a perda total de dentes ocorre geralmente em idade mais precoce nas mulheres, o que pode estar relacionado à condição cultural e sócio-econômica destes pacientes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Toda a propriedade de direitos autorais do artigo "____________________________________________________________________" é transferido do autor(es) para a CIÊNCIA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA, no caso do trabalho ser publicado. O artigo não foi publicado em outro lugar e não foi submetido simultaneamente para publicação em outra revista.
Vimos por meio deste, atestar que trabalho é original e não apresenta dados manipulados, fraude ou plágio. Fizemos contribuição científica significativa para o estudo e estamos cientes dos dados apresentados e de acordo com a versão final do artigo. Assumimos total responsabilidade pelos aspectos éticos do estudo.
Este texto deve ser impresso e assinado por todos os autores. A versão digitalizada deverá ser apresentada como arquivo suplementar durante o processo de submissão.