Estudo da interação entre anticorpos monoclonais anti-Streptococcus mutans e antígenos de estreptococos orais
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.2006.v9i1.276Resumo
Nesse trabalho estudou-se a reatividade de dois anticorpos monoclonais (Acmo) anti-Streptococcus mutans (24A e 56G) desenvolvidos no Laboratório de Imunologia da Faculdade de Odontologia de São José dos Campos-UNESP, frente às cepas de estreptococos orais (S. salivarius, S. mutans e S. pyogenes) pelo ELISA e Western blot. Estes anticorpos eram da classe IgG2b e foram purificados em proteína A. O Acmo 56G mostrou ser o mais reativo com S. mutans. Testado no Western Blot (WB) com o antígeno citoplasmático (AgC) de S.mutans, 56G marcou uma única banda de 53kDa. Com o antígeno de superfície (AgSu) e com células inteiras dos microrganismos estudados, 56G reagiu com componentes de pesos moleculares mais elevados como 116 e 155 kDa. Foi detectada reatividade cruzada do Acmo 56G, no WB, com outros estreptococos orais (S. pyogenes, S. salivarius, S. sobrinus), constatando o compartilhamento de antígenos entre as espécies testadas, o que pode ser um fator importante no desenvolvimento de doenças, como a febre reumática.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Toda a propriedade de direitos autorais do artigo "____________________________________________________________________" é transferido do autor(es) para a CIÊNCIA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA, no caso do trabalho ser publicado. O artigo não foi publicado em outro lugar e não foi submetido simultaneamente para publicação em outra revista.
Vimos por meio deste, atestar que trabalho é original e não apresenta dados manipulados, fraude ou plágio. Fizemos contribuição científica significativa para o estudo e estamos cientes dos dados apresentados e de acordo com a versão final do artigo. Assumimos total responsabilidade pelos aspectos éticos do estudo.
Este texto deve ser impresso e assinado por todos os autores. A versão digitalizada deverá ser apresentada como arquivo suplementar durante o processo de submissão.