Influência do ciclo de polimerização sobre a dimensão vertical de oclusão em próteses totais
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.2001.v4i3.135Resumo
Alterações dimensionais na resina acrílica durante sua polimerização são bastante comuns, tendo como uma das implicações clínicas o aumento da dimensão vertical de oclusão em próteses totais. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a influência de diferentes ciclos de polimerização em banho de água quente sobre a dimensão vertical de oclusão em próteses totais. Utilizou-se três ciclos para polimerização da prótese total superior, um ciclo longo de tempo, outro australiano e o último foi estabelecido empiricamente. Não existiu diferença estatisticamente significante entre os grupos avaliados e os resultados evidenciaram um aumento médio da dimensão vertical de oclusão inferior a 0,35mm após a polimerização nos três ciclos propostos. No entanto, recomenda-se o ajuste oclusal para um correto restabelecimento da dimensão vertical de oclusão antes que as próteses totais sejam concluídas e entregues ao paciente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Toda a propriedade de direitos autorais do artigo "____________________________________________________________________" é transferido do autor(es) para a CIÊNCIA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA, no caso do trabalho ser publicado. O artigo não foi publicado em outro lugar e não foi submetido simultaneamente para publicação em outra revista.
Vimos por meio deste, atestar que trabalho é original e não apresenta dados manipulados, fraude ou plágio. Fizemos contribuição científica significativa para o estudo e estamos cientes dos dados apresentados e de acordo com a versão final do artigo. Assumimos total responsabilidade pelos aspectos éticos do estudo.
Este texto deve ser impresso e assinado por todos os autores. A versão digitalizada deverá ser apresentada como arquivo suplementar durante o processo de submissão.