Toxicity of amalgam restoration: a literature review
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.2002.v5i1.140Resumo
Realizou-se uma revisão da literatura sobre os possíveis riscos na utilização do amálgama com relação à toxicidade do mercúrio. Verificou-se que ainda hoje existem controvérsias sobre sua utilização apesar da American Dental Association (ADA) e American Food & Drug Administration (FDA) apoiarem sua utilização. Em muitos países como os Estados Unidos, Suécia e Canada, existem grupos contra sua utilização, apoiando uma redução planejada de seu uso na prática odontológica, principalmente por razões ambientais. Observamos que indivíduos com restaurações de amálgama têm um nível transitório maior de mercúrio, no sangue e urina sendo que esta concentração não é prejudicial à saúde. Devemos esclarecer aos pacientes sobre outras fontes de absorção de mercúrio como alimentos, cosméticos e outros e que devemos tomar os cuidados necessários para minimizar a contaminação dos profissionais, pacientes e meio ambiente. As restaurações de amálgama, apesar de esteticamente insatisfatórias apresentamse, a longo prazo, uma qualidade clínica excelente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Toda a propriedade de direitos autorais do artigo "____________________________________________________________________" é transferido do autor(es) para a CIÊNCIA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA, no caso do trabalho ser publicado. O artigo não foi publicado em outro lugar e não foi submetido simultaneamente para publicação em outra revista.
Vimos por meio deste, atestar que trabalho é original e não apresenta dados manipulados, fraude ou plágio. Fizemos contribuição científica significativa para o estudo e estamos cientes dos dados apresentados e de acordo com a versão final do artigo. Assumimos total responsabilidade pelos aspectos éticos do estudo.
Este texto deve ser impresso e assinado por todos os autores. A versão digitalizada deverá ser apresentada como arquivo suplementar durante o processo de submissão.