Efeito comparativo de dentifrício fluoretado com ou sem arginina na remineralização de lesões de mancha branca em dentes decíduos: um ensaio clínico controlado randomizado
DOI:
https://doi.org/10.4322/bds.2026.e5087Resumo
Objetivo: Comparar o efeito remineralizante de um dentifrício contendo 1.450 ppm de monofluorfosfato de sódio (MFP) (controle), associado ou não a 1,5% de arginina (teste), sobre lesões de mancha branca ativas (LMBs) em dentes decíduos de crianças pré-escolares de 4 a 5 anos, em um ensaio clínico randomizado, controlado e duplo-cego. Material e Métodos: Os dentes anteriores superiores decíduos com LMBs (controle: 47; teste: 41) de 35 crianças foram analisados no início do estudo e após 3 meses de escovação supervisionada, realizada três vezes ao dia. Os exames foram conduzidos em ambiente escolar por um examinador calibrado utilizando o índice ceo-d. As LMBs foram avaliadas visualmente pelos critérios ICDAS, incluindo atividade de cárie, e monitoradas por meio de um dispositivo de fluorescência a laser (LFpen). A área das lesões (mm2 ) foi medida a partir de fotografias digitais utilizando o software ImageJ. Resultados: O índice ceo-d aumentou em ambos os grupos após 3 meses (p = 0.0084), sem diferença significativa entre eles (p > 0.05). Não foram observadas diferenças significativas na área das LMBs e nos valores do LFpen quanto ao tipo de tratamento, fase ou interação (p > 0.05). A atividade das LMBs apresentou diferenças significativas entre as fases do estudo para cada tratamento (p < 0.0001). A progressão ou regressão das LMBs não diferiu significativamente (p > 0.05), independentemente da experiência de cárie (razão de chances [RC] = 1.65; intervalo de confiança [IC] de 95% = 0.59-4.65; baixa experiência RC = 1.33; IC 95% = 0.20-9.08; alta experiência RC = 1.63; IC 95% = 0.45-5.82). Conclusão: A adição de 1,5% de arginina a um dentifrício contendo 1.450 ppm de monofluorfosfato de sódio não proporcionou efeito remineralizante adicional de LMBs ativas em dentes decíduos de crianças pré-escolares após 3 meses de acompanhamento.
PALAVRAS-CHAVE
Arginina; Cárie dentária; Dentifrícios; Tratamento com flúor; Remineralização dentária.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Priscila Hernández Campos, Mayra Manoella Perez, Renata Oliveira Guaré, Adrian Lussi, Eduardo Bresciani, Michele Baffi Diniz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Brazilian Dental Science utiliza a licença Creative Commons (CC-BY 4.0), preservando assim a integridade dos artigos em um ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor mantenha os direitos de publicação sem restrições.












