Avaliação da resistência ao impacto e dureza de resinas acrílicas termicamente ativadas para base de próteses totais
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.2001.v4i2.115Resumo
Prótese total pode ser conceituada como um aparelho muco suportado, constituído de dentes artificiais montados sobre uma base, cuja finalidade é devolver a função estética, fonética e mastigatória ao paciente desdentado. As resinas acrílicas têm sido modificadas, resultando em tipos comerciais diferentes, não somente para melhorar suas propriedades físicas e mecânicas, bem como para facilitar o trabalho laboratorial. Amparados na literatura e com o objetivo de contribuir ao estudo, propomo-nos a avaliar a resistência ao impacto e dureza de resinas acrílicas termicamente ativadas para base de prótese total, quando polimerizadas em banho de água aquecida e por energia de microondas. Foram confeccionados 5 corpos-de-prova retangulares de cada condição utilizando as resinas Clássico e Lucitone com diferentes ciclos de polimerização, QC 20 e Acron (para microondas). Os resultados mostraram que o grupo da resina Acron apresentou os maiores valores de resistência ao impacto e o da resina QC 20, os menores. Os demais grupos não apresentaram diferenças estatisticamente significantes. Os grupos das resinas Lucitone (fogo alto/fogo baixo) e Acron apresentaram os maiores valores de dureza Knoop e o da QC 20, os menores. Os demais grupos não apresentaram diferenças estatisticamente significantes. Podemos concluir que a resina Acron (microondas) apresentou os melhores resultados frente às propriedades físicas estudadas e a resina QC 20, os piores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Toda a propriedade de direitos autorais do artigo "____________________________________________________________________" é transferido do autor(es) para a CIÊNCIA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA, no caso do trabalho ser publicado. O artigo não foi publicado em outro lugar e não foi submetido simultaneamente para publicação em outra revista.
Vimos por meio deste, atestar que trabalho é original e não apresenta dados manipulados, fraude ou plágio. Fizemos contribuição científica significativa para o estudo e estamos cientes dos dados apresentados e de acordo com a versão final do artigo. Assumimos total responsabilidade pelos aspectos éticos do estudo.
Este texto deve ser impresso e assinado por todos os autores. A versão digitalizada deverá ser apresentada como arquivo suplementar durante o processo de submissão.