Discrepância vertical de assentamento de coroas totais: dispositivo para fixação e mensuração pré e pós cimentação (in vitro)
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.2001.v4i2.118Resumo
Minimizar discrepância de assentamento tem sido a razão de muitas pesquisas nos últimos tempos, visando melhorar a qualidade de adaptação das próteses dentárias. Entretanto, respeitados autores têm relatado resultados apresentando valores aparentemente incoerentes, isto é, melhor assentamento vertical de coroas totais após a cimentação, quando, devido à ausência de cimento interposto o inverso seria o esperado. Este fato levou- nos a desenvolver o presente trabalho. Assim, um dispositivo mecânico foi desenvolvido para padronizar e manter constante a pressão de assentamento durante todo o processo de mensuração (nas situações: sem cimento e após a cimentação). Para simular preparos coronários e coroas totais de segundos molares, foram utilizados modelos padrões e cápsulas metálicas como as propostas por Rocha et al6. O cimento utilizado foi o fosfato de zinco. As mensurações foram realizadas com o auxílio de um Metroscópio Carl Zeiss com resolução de 0,0001mm. Nossos resultados mostraram sempre valores maiores nas mensurações efetuadas após cimentação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Toda a propriedade de direitos autorais do artigo "____________________________________________________________________" é transferido do autor(es) para a CIÊNCIA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA, no caso do trabalho ser publicado. O artigo não foi publicado em outro lugar e não foi submetido simultaneamente para publicação em outra revista.
Vimos por meio deste, atestar que trabalho é original e não apresenta dados manipulados, fraude ou plágio. Fizemos contribuição científica significativa para o estudo e estamos cientes dos dados apresentados e de acordo com a versão final do artigo. Assumimos total responsabilidade pelos aspectos éticos do estudo.
Este texto deve ser impresso e assinado por todos os autores. A versão digitalizada deverá ser apresentada como arquivo suplementar durante o processo de submissão.




















