Evaluation of visual perception towards color selection of teeth from different populations by employing color scale, white light and different background contrasts

Marcel Corsi de Almeida, Fernanda Alves Feitosa, Ivan Balducci, Carlos Augusto Pavanelli, Rodrigo Maximo de Araújo

Abstract


Objetivos: Avaliar a percepção visual na seleção de cor de dentes por professores de odontologia, técnicos de laboratório e alunos da graduação com contraste simultâneo de fundo.

Método: Foram utilizados 15 dentes de estoque de diferentes cores e translucidez, divididos em três grupos e posicionados em fundos de papel cartão nas cores: branco, vermelho e preto. Os observadores professores (n=30), técnicos de laboratório (n=30) e alunos (n=30), selecionavam a cor dos dentes de estoque de diferentes cores, posicionados nas três cores de fundo, sempre com iluminação de luz artificial branca e comparavam com dentes da escala de cores. Após obtenção dos dados estes foram analisados pelo teste estatístico de Kruskal-Wallis.

Resultados: os resultados mostraram que não existem diferenças estatisticamente significantes entre as populações estudadas, quando da seleção da cor dos dentes, independentemente das cores dos fundos e que o número de acertos foi muito pequeno, necessitando de melhor aprimoramento dos profissionais e alunos de graduação.

Conclusão: Não houve diferença nos valores de acerto dos professores, alunos e técnicos de laboratório; a distribuição de acertos nos três diferentes fundos foi semelhante para os observadores; a porcentagem de erros entre os observadores foi muito elevada; a maior parte dos acertos diferiu conforme o dente avaliado, devido à maior translucidez e camadas de resina existentes e há necessidade de maior treinamento dos profissionais de odontologia para seleção das cores dos dentes.


Full Text:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/bds.2014.v17i2.969