Influência de ciclos de polimerização sobre a rugosidade e porosidade de resinas acrílicas
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.2001.v4i2.120Resumo
O trabalho avaliou a influência de ciclos de polimerização sobre rugosidade e porosidade de superfície das resinas acrílicas Clássico e Onda-Cryl. Os padrões em cera, medindo 65x10x3 mm, foram incluídos em muflas metálicas e de fibra de vidro. A proporção pó/líquido, manipulação e prensagem das resinas acrílicas foram realizadas de acordo com as instruções dos fabricantes. Após polimerização nos ciclos água aquecida a 74oC por 9 horas, água em ebulição por 20 minutos e energia por microondas, os corpos-de-prova foram removidos das muflas após esfriamento em temperatura ambiente e submetidos aos processos de acabamento e polimento convencionais. Em seguida foram submetidos à análise de porosidade em lupa estereoscópica Carl Zeiss e ao teste de rugosidade de superfície no aparelho Surfcorder SE 1700. Os resultados submetidos à análise de variância e ao teste deTukey (5%) mostraram que a maior rugosidade de superfície foi verificada na resina Clássico quando comparada com a Onda-Cryl, ambas polimerizadas no microondas, com valores com diferença estatística significativa. Os demais ciclos não mostraram diferença estatística significativa entre as resinas. Não houve diferença estatística significativa entre as resinas quando polimerizadas pelos ciclos convencional, rápido e por microondas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Toda a propriedade de direitos autorais do artigo "____________________________________________________________________" é transferido do autor(es) para a CIÊNCIA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA, no caso do trabalho ser publicado. O artigo não foi publicado em outro lugar e não foi submetido simultaneamente para publicação em outra revista.
Vimos por meio deste, atestar que trabalho é original e não apresenta dados manipulados, fraude ou plágio. Fizemos contribuição científica significativa para o estudo e estamos cientes dos dados apresentados e de acordo com a versão final do artigo. Assumimos total responsabilidade pelos aspectos éticos do estudo.
Este texto deve ser impresso e assinado por todos os autores. A versão digitalizada deverá ser apresentada como arquivo suplementar durante o processo de submissão.