Avaliação da microdureza e da resistência à compressão de diferentes compósitos resinosos indiretos
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.2011.v14i3/4.751Resumo
RESUMO:
Este estudo teve o propósito de investigar as propriedades microdureza superficial e resistência a compressão de 5 marcas comerciais de compósitos indiretos. Confeccionaram-se 25 espécimes de 5 marcas comerciais de compósitos (n=5) para cada tipo de ensaio: Signum (Heraeus Kulzer), Solidex (Shofu Inc.), Resilab (Wilcos), Adoro (Ivoclair Vivadent), Sinfony (3M/ESPE). Os espécimes foram armazenados em água destilada à 37ºC por 15 dias e submetidos ao ensaio de microdureza superficial com Microdurômetro digital Vickers, realizando três endentações com carga de 50g/15s. Para o teste de resistência à compressão através de carga axial foi utilizada com uma ponta de extremidade arredondada de 2 mm diâmetro, adaptada a máquina de Ensaio Universal (DL 2000 – EMIC) a uma velocidade de 0.5mm/min. Os dados foram submetidos aos testes ANOVA e Tukey (5%). Houve diferença significante entre os compósitos (p= 0,00) para a propriedade mecânica de dureza. Os valores médios em microdureza Vickers: Resilab: 56,68a, 4 Signum: 34,60b, Solidex: 31,34c, Adoro: 27,20d, Sinfony: 25,79d. O compósito indireto Resilab apresentou valores de dureza significantemente maiores do que todos os compósitos testados. O compósito indireto Signum apresentou valores de dureza significantemente maiores do que os compósitos indiretos Solidex, Adoro e Sinfony. O compósito indireto Solidex apresentou valores de dureza significantemente maiores do que Adoro e Sinfony.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Toda a propriedade de direitos autorais do artigo "____________________________________________________________________" é transferido do autor(es) para a CIÊNCIA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA, no caso do trabalho ser publicado. O artigo não foi publicado em outro lugar e não foi submetido simultaneamente para publicação em outra revista.
Vimos por meio deste, atestar que trabalho é original e não apresenta dados manipulados, fraude ou plágio. Fizemos contribuição científica significativa para o estudo e estamos cientes dos dados apresentados e de acordo com a versão final do artigo. Assumimos total responsabilidade pelos aspectos éticos do estudo.
Este texto deve ser impresso e assinado por todos os autores. A versão digitalizada deverá ser apresentada como arquivo suplementar durante o processo de submissão.