Efeito das perfurações radiculares na resistência adesiva de pinos de fibra de vidro e cimentos resinosos
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.2011.v14i1/2.704Palavras-chave:
Adesão dentinária, técnica para retentor intra-radicular, cimentos resinosos, MTA, agregado de trióxido mineralResumo
O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito das perfurações radiculares na resistência adesiva de pinos de fibra de vidro cimentados com dois cimentos resinosos à dentina intra-radicular. Quarenta dentes humanos unirradiculares hígidos receberam tratamento endodôntico e foram preparados para a cimentação de pinos de fibra de vidro (Exacto Mini, Angelus). Os dentes foram divididos em 4 grupos experimentais (n=10) de acordo com a condição radicular (perfuração presente ou ausente) e o cimento resinoso utilizado: G1: perfuração ausente + cimento Rely X™ U100 (3M ESPE); G2: perfuração ausente + Panavia F2.0 (Kuraray); G3: perfuração presente + Rely X™ U100 (3M ESPE); G4: perfuração presente + Panavia F2.0 (Kuraray). A perfuração foi realizada na superfície radicular com ponta diamantada e selada com agregado de trióxido mineral branco (MTA). Os espécimes foram seccionados para a realização do teste de extrusão por cisalhamento (Push-out) com velocidade de 1mm/min. e célula de carga de 50Kgf. Os dados obtidos foram submetidos à Análise de Variância e Teste de Tukey (5%). Pôde-se verificar que o cimento resinoso Rely X U100 promoveu os maiores valores de resistência adesiva, independentemente da presença ou não de perfuração radicular; e que a presença de perfuração promoveu redução nos valores de resistência adesiva dos cimentos resinosos. Concluiu-se que a presença de perfuração radicular teve efeito direto sobre a resistência adesiva dos pinos de fibra de vidro e dos cimentos resinosos, promovendo redução nos valores de resistência adesiva à dentina intra-radicular.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Toda a propriedade de direitos autorais do artigo "____________________________________________________________________" é transferido do autor(es) para a CIÊNCIA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA, no caso do trabalho ser publicado. O artigo não foi publicado em outro lugar e não foi submetido simultaneamente para publicação em outra revista.
Vimos por meio deste, atestar que trabalho é original e não apresenta dados manipulados, fraude ou plágio. Fizemos contribuição científica significativa para o estudo e estamos cientes dos dados apresentados e de acordo com a versão final do artigo. Assumimos total responsabilidade pelos aspectos éticos do estudo.
Este texto deve ser impresso e assinado por todos os autores. A versão digitalizada deverá ser apresentada como arquivo suplementar durante o processo de submissão.