Estudo da ocorrência de micro deformações ao redor de três implantes de hexágono externo, sob a influência da fundição de coifas plásticas e usinadas
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.2010.v13i3/4.63Palavras-chave:
extensometria, strain gage, prótese, implante, sextavado externo, coifasResumo
Este estudo in vitro analisou, por meio da extensometria, as micro deformações que ocorreram ao redor de implantes de hexágono esterno ao variar o tipo de coifa, plástica e usinada, após o aperto dos parafusos de retenção da prótese. No bloco de poliuretano três implantes de hexágono externo foram inseridos linearmente. Pilares protéticos Microunit foram conectados aos implantes com torque de 20Ncm. Coifas plásticas (n=5) e usinadas (n=5) receberam enceramentos padronizados e foram fundidos em monobloco em liga de cobalto-cromo. Tangenciando os implantes foram colados os extensômetros, sendo dois para o central. As estruturas metálicas foram fixadas aos pilares protéticos com parafusos de retenção com torque de 10Ncm, quando foram registradas as micro deformações em cada extensômetro. Os valores médios obtidos dos extensômetros para as coifas plásticas foram de 363,37 +/- 237,66 e para as usinadas 338,12 +/- 223,01. Estes valores foram avaliados pelo teste t-Student, que demonstrou não haver diferença estatística significante ao variar o tipo de coifa (p=0.867). Concluiu-se que, para implantes de hexágono externo posicionados linearmente, o tipo de coifa não influenciou na quantidade de micro deformação gerada após o aperto dos parafusos de retenção da supra estruturaDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Toda a propriedade de direitos autorais do artigo "____________________________________________________________________" é transferido do autor(es) para a CIÊNCIA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA, no caso do trabalho ser publicado. O artigo não foi publicado em outro lugar e não foi submetido simultaneamente para publicação em outra revista.
Vimos por meio deste, atestar que trabalho é original e não apresenta dados manipulados, fraude ou plágio. Fizemos contribuição científica significativa para o estudo e estamos cientes dos dados apresentados e de acordo com a versão final do artigo. Assumimos total responsabilidade pelos aspectos éticos do estudo.
Este texto deve ser impresso e assinado por todos os autores. A versão digitalizada deverá ser apresentada como arquivo suplementar durante o processo de submissão.