Discrepâncias de assentamento ocorridas em copings cerâmicos confeccionados pelos sistemas IPS Empress 2 e In-Ceram, variando-se os términos cervicais e os agentes cimentantes: estudo in vitro
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.2009.v12i4.637Resumo
Este trabalho avaliou as adaptações cervicais de copings cerâmicos, confeccionados pelos Sistemas Empress 2 e In-Ceram, variando-se os términos cervicais dos preparos em chanfro largo e ombro 90° arredondado; em preparos com 15° de conicidade, e 2 tipos de agentes para cimentação: o cimento de fosfato de zinco e um cimento resinoso. Foram confeccionados dois modelos-padrão de aço inoxidável. A partir destes obtiveram-se 40 troquéis em gesso tipoV, sendo 20 para cada sistema e 10 para cada tipo de término cervical e os copings cerâmicos correspondentes para cada sistema. Em seguida, o conjunto foi levado ao metroscópio horizontal para a primeira leitura (L0). Procedeu-se a cimentação, inicialmente sob pressão digital, em seguida com a aplicação de carga padronizada e efetuou-se a segunda medida (L1). Após a coleta dos dados, foi realizada a análise estatística das médias das medidas aferidas e as seguintes conclusões foram alcançadas: a) o cimento de fosfato apresentou um valor médio de discrepância de assentamento, para os dois sistemas, menor do que o resinoso; b) término cervical em chanfro e ombro arredondado, para qualquer um dos sistemas, mostraram resultados semelhantes; c) o sistema In-Ceram apresentou um valor médio de discrepância assentamento menor que o IPS Empress 2, porém não significante estatisticamente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Toda a propriedade de direitos autorais do artigo "____________________________________________________________________" é transferido do autor(es) para a CIÊNCIA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA, no caso do trabalho ser publicado. O artigo não foi publicado em outro lugar e não foi submetido simultaneamente para publicação em outra revista.
Vimos por meio deste, atestar que trabalho é original e não apresenta dados manipulados, fraude ou plágio. Fizemos contribuição científica significativa para o estudo e estamos cientes dos dados apresentados e de acordo com a versão final do artigo. Assumimos total responsabilidade pelos aspectos éticos do estudo.
Este texto deve ser impresso e assinado por todos os autores. A versão digitalizada deverá ser apresentada como arquivo suplementar durante o processo de submissão.