Prevalência das anomalias labiais e/ou palatais, entre pacientes que freqüentaram o centro de tratamento das deformidades labiopalatais da faculdade de odontologia, Campus de São José dos Campos - UNESP - 1991/1992
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.1998.v1i1.24Resumo
O objetivo desta pesquisa foi de verificar a prevalência dos vários tipos de malformações labiais e/ou palatais, entre os pacientes fissurados do Centro de Tratamento de Deformidades Labiopalatais desta Faculdade, no período de 1991/1992. A amostra foi constituída de 53 pacientes, 31 homens (58,5%) e 22 mulheres (41,5%), os quais pertenciam à faixa etária de três a sessenta anos de idade. Foi preenchida uma ficha clínica (anamnese) e realizados exames clínico e radiográficos intra bucal (oclusal) e extra bucal (panorâmico). As fissuras labiais (FL) foram observadas em 26,4% dos pacientes, as fissuras palatais (FP) em 5,6% e as fissuras labiopalatais FLP) em 68,%.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Toda a propriedade de direitos autorais do artigo "____________________________________________________________________" é transferido do autor(es) para a CIÊNCIA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA, no caso do trabalho ser publicado. O artigo não foi publicado em outro lugar e não foi submetido simultaneamente para publicação em outra revista.
Vimos por meio deste, atestar que trabalho é original e não apresenta dados manipulados, fraude ou plágio. Fizemos contribuição científica significativa para o estudo e estamos cientes dos dados apresentados e de acordo com a versão final do artigo. Assumimos total responsabilidade pelos aspectos éticos do estudo.
Este texto deve ser impresso e assinado por todos os autores. A versão digitalizada deverá ser apresentada como arquivo suplementar durante o processo de submissão.




















