Avaliação, por microscopia eletrônica de varredura, da interface de uma liga de NiCr e dois sistemas estéticos: polímero de vidro e cerômero
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.2000.v3i1.68Resumo
É freqüente, em coroas metaloplásticas a infiltração entre material estético e meta1. Seria desejável que a interface entre material estético e metal fosse nula ou mínima. A proposta deste trabalho foi avaliar a interface entre uma liga metálica (NiCr/Durabond MS) e dois sistemas estéticos: um cerômero (Targis/ Ivoclar) e um polímero de vidro (Artglass/ Kulzer). Vinte corpos-de-prova foram obtidos em um laboratório comercial e divididos em dois grupos, com e sem retenção mecânica. Os corpos-de-prova tinham forma côncava e foram obtidos pelo método de injeção de cera em molde de silicone. Após as fundições, foram jateados com óxido de alumínio 320mm, e então, procedeu-se a aplicação do sistema de adesão química para cada grupo, conforme preconizado pelos fabricantes. Os materiais estéticos foram inseridos e estocados, em água destilada, por uma semana. As amostras foram termocicladas, em máquina própria, com 600 ciclos e banhos de 5°C e 55°C. A interface foi medida através da microscopia eletrônica de varredura (MEV, 4000 vezes). Após análise estatística, os resultados indicaram uma média para fenda de 12,63mm para o grupo com sistema de retenção químico e de 9,64mm para o grupo com sistema de retenção mecânico-químico. Ainda, com relação à fenda, o cerômero apresentou melhores resultados quando comparado ao polímero de vidro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Toda a propriedade de direitos autorais do artigo "____________________________________________________________________" é transferido do autor(es) para a CIÊNCIA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA, no caso do trabalho ser publicado. O artigo não foi publicado em outro lugar e não foi submetido simultaneamente para publicação em outra revista.
Vimos por meio deste, atestar que trabalho é original e não apresenta dados manipulados, fraude ou plágio. Fizemos contribuição científica significativa para o estudo e estamos cientes dos dados apresentados e de acordo com a versão final do artigo. Assumimos total responsabilidade pelos aspectos éticos do estudo.
Este texto deve ser impresso e assinado por todos os autores. A versão digitalizada deverá ser apresentada como arquivo suplementar durante o processo de submissão.