Brazing and laser welding of a Ni-Cr alloy
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.2000.v3i2.82Resumo
Investigou-se a microestrutura e a dureza de uma liga de NiCr utilizada em próteses odontológicas soldadas com brasagem e a laser. Verificou-se que na brasagem o metal base e o cordão de solda apresentaram microestruturas distintas, e que na soldagem a laser identificou-se três regiões: o cordão de solda, a zona afetada pelo calor - ZAC e o metal base. O metal base da liga NiCr apresentou uma microestrutura dendrítica grosseira com uma estrutura eutética interdendrítica, a região da solda por brasagem apresentou uma morfologia dendrítica grosseira com a presença de precipitados e porosidades e na soldagem a laser uma estrutura dendrítica refinada. Estas microestruturas foram condizentes com as energias de soldagem fornecidas em cada processo. Os resultados dos ensaios de tração da solda a laser foram superiores aos obtidos para a solda por brasagem. Para ambos os processos de soldagem a dureza no cordão de solda foi maior do que o metal base, na soldagem a laser a dureza na ZAC foi menor do que no metal base, e sua extensão foi menor que 1mm devido à pequena energia transferida ao metal base. O emprego da soldagem a laser em peças protéticas de pequenas espessuras não deverá causar distorção significativa, sendo promissor na substituição da brasagem nesta aplicação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Toda a propriedade de direitos autorais do artigo "____________________________________________________________________" é transferido do autor(es) para a CIÊNCIA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA, no caso do trabalho ser publicado. O artigo não foi publicado em outro lugar e não foi submetido simultaneamente para publicação em outra revista.
Vimos por meio deste, atestar que trabalho é original e não apresenta dados manipulados, fraude ou plágio. Fizemos contribuição científica significativa para o estudo e estamos cientes dos dados apresentados e de acordo com a versão final do artigo. Assumimos total responsabilidade pelos aspectos éticos do estudo.
Este texto deve ser impresso e assinado por todos os autores. A versão digitalizada deverá ser apresentada como arquivo suplementar durante o processo de submissão.