Avaliação do desgaste de pontas diamantadas e sua influência na infiltração marginal de restaurações de resina composta
DOI:
https://doi.org/10.14295/bds.2003.v6i1.188Resumo
Avaliou-se neste estudo o desgaste de pontas diamantadas utilizadas em preparos cavitários e sua influência na microinfiltração de restaurações em resina composta. Para tanto, cinqüenta incisivos bovinos e dez pontas diamantadas (KG Sorensen) foram utilizados. Para simular o desgaste das pontas foram empregados vinte dentes, descartados após utilização. Os trinta dentes remanescentes foram divididos em três grupos (n=10), de acordo com a quantidade de vezes que a ponta foi utilizada para a realização de preparos de classe V na face vestibular: Grupo I- preparos cavitários realizados com pontas novas (controle); Grupo II- pontas utilizadas cinco vezes; Grupo III- pontas utilizadas dez vezes. As cavidades foram restauradas com Prime & Bond 2.1/TPH (Dentsply). Os dentes foram termociclados (500 ciclos - 5°C e 55°C), armazenados em corante Rodhamina B a 2% por 24h e seccionados no sentido vestíbulo-lingual. Os espécimes foram avaliados quanto à microinfiltração marginal em estereomicroscópio. As pontas diamantadas foram analisadas também em estereomicroscópio para avaliar o desgaste, antes de serem utilizadas e após o primeiro, quinto e décimo preparos cavitários. Para ambas as avaliações foram atribuídos escores, sendo os dados da microinfiltração submetidos ao teste de Kruskal-Wallis (a=0,05), não mostrando diferença significante entre os grupos. Os resultados do desgaste das pontas foram analisados pelo teste de Kruskal-Wallis e teste de Dunn para comparações múltiplas (a=0,05), evidenciando diferença significante entre as pontas novas e as utilizadas no quinto e décimo preparos. Embora as pontas diamantadas tenham exibido desgaste com o uso, não houve influência estatisticamente significante na infiltração marginal das restaurações.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Toda a propriedade de direitos autorais do artigo "____________________________________________________________________" é transferido do autor(es) para a CIÊNCIA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA, no caso do trabalho ser publicado. O artigo não foi publicado em outro lugar e não foi submetido simultaneamente para publicação em outra revista.
Vimos por meio deste, atestar que trabalho é original e não apresenta dados manipulados, fraude ou plágio. Fizemos contribuição científica significativa para o estudo e estamos cientes dos dados apresentados e de acordo com a versão final do artigo. Assumimos total responsabilidade pelos aspectos éticos do estudo.
Este texto deve ser impresso e assinado por todos os autores. A versão digitalizada deverá ser apresentada como arquivo suplementar durante o processo de submissão.